CAMISA VB  ©  2014 - 2017  |  Política de Privacidade

Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco

CAMISA VERDE e BRANCO

CURIOSIDADES

 

 

- O grupo Barra Funda foi o pioneiro na organização do carnaval, em 1914, constituído por doze integrantes e inspiração para nos anos seguintes surgissem novos grupos como o Campos Elíseos, em 1915.

 

- A bateria do Camisa foi dividida em duas: uma no começo do desfile e a outro encerrando, em 1972, sob a direção de Nelson Primo, Páscoa e Bifinha devido ao grande número de ritmistas naquela época.

 

- A primeira Dama do Samba foi a nossa querida Cacilda Costa, a Dona Sinhá.

 

- Somos a única escola paulistana tetra-campeã soberana, pois ganhamos nos anos de 74; 75; 76 e 77 sem dividirmos os títulos com nenhuma co-irmã.

 

- A escola de samba Gaviões da Fiel é afilhada do Camisa, sendo batizado em 1988, provando que o fato de sermos verde e branco, não temos relação alguma com nenhum clube de futebol.

 

- Furiosa (apelido da nossa batucada) foi atribuído pelo saudoso Mestre Marçal da Portela - RJ.

 

- A Furiosa foi batizada em 1978 pelo saudoso Mestre Valdomiro da Mangueira.

 

- A Estação Primeira de Mangueira é a nossa madrinha.

 

- O nosso símbolo, o trevo de quatro folhas foi criado em alusão ao nosso poeta Mumu, o gênio Talismã.

 

- O samba enredo Narainã, a alvorada dos pássaros é tido pelo júri do Jornal a Folha de São Paulo o samba enredo do século.

 

- Gabi e Vivi a exemplo do samba acima são considerados pelo mesmo júri o casal soberano do século, nota máxima durante sete anos consecutivos.

 

- Mestre Neno foi o diretor da Furiosa que ficou mais tempo no comando da nossa batucada, exatos 15 anos e foi integrante da mesma há 29 anos.

 

- O rei dos mestres-salas, "Seu Delegado" da Mangueira já foi mestre sala da casa também ao lado da porta-bandeira Alice.

 

- Camisa e Vai-Vai são as únicas escolas de samba paulistanas condecoradas à Ordem do Mérito da Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura.

 

- O nosso querido chefe supremo, Carlos Alberto Tobias, é considerado o maior tocador de surdo de todos os tempos, tendo disputado um festival e sagrado campeão na categoria (surdo) ao lado de Oswaldinho da Cuíca na categoria (cuíca).

 

- Talismã e Jordão compuseram um samba chamado "verde e branco" para concorrer a um festival em 1974, onde foram sagrados campeões e depois o samba se tornou o nosso hino oficial.

 

- O samba enredo "Biografia do Samba" é o hino do carnaval paulistano e nome original do enredo é "O samba através dos tempos".

 

- Tobias foi o idealizador na criação da Liga Independente das Escolas de Samba Paulistanas, em 1985.

 

- Ideval Anselmo é o compositor campeoníssimo dentro da escola, totalizando (9) nove sambas, sendo, (7) sete sambas conquistados seguidamente.

 

- Nelson Primo é o componente mais velho do Camisa Verde, pois participa de todos os desfiles desde a fundação, em 1953.

 

- Regina, a primeira mulher a tocar um instrumento no carnaval paulistano, em 1974, tocava ganzá na furiosa.

 

- Simone Tobias foi a mulher mais jovem a presidir uma entidade carnavalesca, em 1990, após o duro golpe da perda do nosso comandante Tuba.

 

- Inocêncio Tobias é um dos responsáveis pelo carnaval adotar altos falantes na pista do samba..

 

- Somos os pioneiros na utilização de espelhos nos carros alegóricos, bem como o aumento de tamanho dos mesmos.

 

- Geraldo Filme é oriundo da Barra Funda.